Mundo

Tempestades atingem o centro dos EUA e deixam 15 mortos

Mais de 350.000 pessoas ficaram sem energia após a ocorrências das fortes tempestades

Uma série de fortes tempestades e tornados deixaram pelo menos 15 mortes relatadas quando atingiram o Sul e as Grandes Planícies no fim de semana do Memorial Day nos Estados Unidos. As tempestades deixaram centenas de milhares de casas e empresas sem energia nas regiões atingidas.

Moradores do Texas, Arkansas, Kentucky, Missouri e Tennessee foram atingidos por tornados, ventos fortes e inundações em condições terríveis que começaram no sábado (25/05) e se prolongaram até este domingo (26/05). Um alerta de tornado foi emitido para vários estados para durar pelo menos até 23h CT de domingo.

Quase 355.000 clientes ficaram sem energia no domingo à noite em Kentucky, Missouri, Arkansas, Tennessee e Kansas.

As preocupações com o mau tempo também atrasaram a 108ª corrida das 500 Milhas de Indianápolis no Indianapolis Motor Speedway em quatro horas. Os espectadores foram convidados a evacuar e se abrigar; eles foram autorizados a voltar depois que um raio atingiu a área por volta das 14h, horário do leste dos EUA.

Sete mortes relacionadas à tempestade foram relatadas no Condado de Cooke, Texas; cinco em diferentes condados do Arkansas; dois no condado de Mayes, Oklahoma; e um em Louisville, Kentucky.

Os mortos no Texas tinham idades entre 2 e 72 anos, disse o governador Greg Abbott aos repórteres no domingo. Eles incluíam duas crianças, de 2 e 5 anos, e três membros da família que foram encontrados juntos em uma casa perto da pequena comunidade de Valley View, disse o xerife do condado de Cooke, Ray Sappington.

Além disso, ambulâncias e helicópteros levaram várias pessoas no condado de Denton, Texas, a hospitais devido a ferimentos relacionados à tempestade, disseram as autoridades. A extensão total desses ferimentos não ficou imediatamente clara.

Abbott descreveu-a como uma “semana angustiante” para os texanos, entre a perda de vidas e a destruição que devastou a área. Houve mais de 100 feridos relatados, bem como cerca de 200 estruturas destruídas, disse ele.

Cerca de um terço dos condados do estado foram adicionados à declaração de desastre do governador após as recentes tempestades, disse ele.

Metereologia confirmou as tempestades e tornados

O Serviço Meteorológico Nacional confirmou até agora dois tornados EF-2 no Texas – um perto de Valley View, no condado de Cooke, e outro no condado de Montague.

Das cinco pessoas que morreram no Arkansas, uma era uma mulher de 26 anos que foi encontrada morta fora de uma casa destruída em Olvey, uma pequena comunidade no condado de Boone, disse Daniel Bolen, do Escritório de Gerenciamento de Emergências do condado.

O serviço meteorológico confirmou um tornado no condado de Boone no domingo.

Uma morte adicional no Arkansas foi relatada no condado de Benton, outra foi relatada no condado de Baxter e mais duas foram relatadas no condado de Marion.

Uma pessoa morreu em Louisville, Kentucky, disse o prefeito Craig Greenberg no domingo no X , após “o mau tempo que acabou de passar pela área e alguns danos estruturais relatados”.

Acredita-se que o homem tenha sido atropelado por uma árvore quando foi encontrado morto, informou a afiliada da NBC WAVE .

O governador do Kentucky , Andy Beshear, disse em uma atualização na tarde de domingo no X que, embora as condições tenham se acalmado um pouco, outra onda de tempestades era esperada no final da noite. Ele também observou que pelo menos cinco condados declararam estado de emergência e que cerca de 213 mil clientes ficaram sem energia.

Beshear alertou as pessoas para evitarem estradas inundadas e lembrou-as de evitar linhas de energia caídas.

“Já superamos pelo menos a primeira parte deste evento e queremos ter certeza de que não perderemos mais ninguém”, disse ele. “Portanto, todos lá fora, fiquem seguros e estejam atentos ao clima quando chegarmos hoje à noite e tarde da noite.”

Detalhes sobre as duas mortes em Oklahoma não estavam disponíveis imediatamente.

Clique aqui e leia mais informações no site da CNN.

Outras notícias na seção Mundo do Infoflashbr.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo