Os esforços diplomáticos dos Estados Unidos para aliviar a situação de dois milhões de pessoas que estão desassistidas na Faixa de Gaza não estão sendo suficientes, segundo órgãos diplomáticos internacionais. As reservas de água, alimentos e medicamentos estão perto de se esgotar na região e as condições de vida tornam-se cada vez mais difíceis a cada dia que passa.
A Europa decidiu se unir aos esforços de outros países com o anúncio do lançamento de uma ponte aérea para levar ajuda humanitária até Gaza. O anúncio foi feito pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no final de uma cúpula europeia na Albânia.
“Os palestinos em Gaza precisam de ajuda humanitária”, afirmou Ursula. “É por isso que estamos lançando um corredor aéreo humanitário com Gaza através do Egito. Os dois primeiros voos partirão esta semana e levarão material humanitário a Gaza”, disse a presidente da Comissão Europeia em Tirana.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, também anunciou que irá se deslocar a Israel e ao Egito esta semana, para se unir aos esforços que buscam conter o conflito. Em Nova Iorque, o Conselho de Segurança da ONU votará nesta terça-feira (17/10) uma resolução apresentada pelo Brasil para tentar solucionar o conflito entre Israel e Hamas. A comunidade internacional faz apelos a um “cessar-fogo” humanitário, para permitir que a ajuda chegue à Faixa de Gaza.
