Zelensky faz apelo a líderes internacionais sobre vídeos de decapitação

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, emitiu uma forte declaração pedindo aos líderes internacionais que atuem, depois que vídeos circularam nas mídias sociais supostamente mostrando soldados ucranianos decapitados pelas forças russas.

Zelenskiy divulgou um vídeo em suas redes sociais no qual disse: “Há algo que ninguém no mundo pode ignorar. Com que facilidade essas feras matam. Este vídeo, a execução de um cativo ucraniano. Este é um vídeo da Rússia como ela é. Que tipo de pessoas existem? Não há pessoas para eles. Um filho, um irmão, um marido, o filho de alguém. Este é um vídeo da Rússia apenas tentando fazer disso a nova norma. Tal hábito de destruir a vida. Isso não é um acidente. Isso não é um episódio. Este foi o caso anteriormente. Foi o caso de Bucha. Milhares de vezes. Todos devem reagir. Cada líder”, afirmou Zelensky.

O presidente ucraniano disse também que seu país não esquecerá as agressões que sofreu, nem vão perdoar os agressores.

“Não espere que seja esquecido. Esse tempo vai passar. Não vamos esquecer nada. Nem vamos perdoar os assassinos. Haverá responsabilidade legal por tudo. A derrota do terror é necessária. Ninguém vai entender se os dirigentes não reagirem. A ação é necessária agora. E nós, na Ucrânia, devemos nos concentrar na linha de frente o máximo possível. Ajude o máximo possível. Expulsem o ocupante de nossa terra. O objetivo principal é vencer. O principal objetivo é a força para a vitória da Ucrânia. Derrota do ocupante, sentenças para assassinos. Tribunal para o estado mau. Memória eterna para todas as pessoas cuja vida foi tirada pelo terror russo. Glória a todos que lutam contra esse mal. Glória à Ucrânia”, concluiu Zelensky.

Um vídeo que está circulando parece mostrar os cadáveres decapitados de dois soldados ucranianos caídos no chão ao lado de um veículo militar destruído. Uma voz diz: “Eles os mataram. Alguém se aproximou deles. Eles foram até eles e cortaram suas cabeças”.

Outro vídeo, que pode ter sido filmado no verão do ano passado, a julgar pela aparência da folhagem, afirma mostrar um membro das forças russas usando uma faca para cortar a cabeça de um soldado ucraniano.

As autoridades ucranianas estão considerando os vídeos como genuínos.

Sair da versão mobile