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Consumo em supermercados cresceu 16% no Brasil em 2023

O Índice de Consumo em Supermercados (ICS), calculado pela Alelo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), registrou crescimento de 16% no ano passado. Em relação ao mês de novembro, os supermercados tiveram queda no número e valor das transações efetuadas em dezembro de 2023. Por outro lado, na comparação com o mesmo mês de 2022, os estabelecimentos apresentaram crescimento de 10,3% no número de transações e de 16,2% no valor transacionado. Além disso, em 2023, os supermercados apresentaram um volume de vendas 8,8% superior ao de 2022.

O faturamento do ano passado teve crescimento de 16,6%, impulsionado pela alta de 6,6% no valor médio por transação e o desempenho positivo do consumo abrangeu todas as regiões brasileiras, com destaque para Sul (19,4%) e Nordeste (16,9%).

De acordo com os dados recentes divulgados pelo IBGE, os preços da alimentação no domicílio, medidos pelo IPCA, registraram alta de 1,3% em dezembro/2023. Ao longo de 2023, no entanto, os preços deste subgrupo recuaram 0,5%.

Observando o Índice de Consumo em Restaurantes (ICR), na comparação com novembro, houve retração nos dados de dezembro de 2023. Porém, comparando com o mesmo período no ano de 2022, os resultados do segmento apresentaram uma queda de 5,8% no número de transações efetivadas, contrastando com ligeiro incremento no valor das vendas (0,4%), sustentado pelo aumento de 6,6% no valor médio por transação.

No desempenho acumulado de 2023, os restaurantes apresentaram um volume de vendas 2,1% inferior ao de 2022. Já em termos de valor (ou seja, em faturamento), houve um aumento de 3,7% nas vendas, em paralelo ao 5,9% no valor médio por transação.

Assim como o ICR, o IPCA/IBGE mostra que os preços da alimentação fora de domicílio apresentaram um incremento de 0,5% em dezembro de 2023, ano em que a inflação acumulada neste subgrupo foi de 5,3%.

Os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), foram desenvolvidos para acompanhar o comportamento das transações em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, entre outros; e os gastos com refeições prontas em restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, serviços de entrega (delivery), retirada em balcão e para viagem (take-away) com os cartões de bandeira Alelo.

No Rio, para a Associação de Supermercados do Estado (Asserj), com o crescimento de aproximadamente 10% nas vendas em relação ao mesmo período no ano anterior, os empresários do setor supermercadista sentiram a necessidade de aumentar suas equipes para garantir uma boa experiência de compras ao consumidor.

Em novembro, foram gerados 1.741 postos de trabalho com carteira assinada nos supermercados fluminenses. Esse foi o quarto mês consecutivo de saldo positivo e o melhor resultado do ano para o setor. No acumulado de 2023, foram contratados 2.206 colaboradores no Estado do Rio. No Brasil, foram 26.769, segundo o Caged/Ministério do Trabalho e Emprego. Essa sequência de contratações está relacionada à expectativa de aumento das vendas no comércio fluminense no último trimestre do ano. O Estado do Rio fechou o ano com aumento de 5,6% nas vendas, superando a média nacional, que foi de 3,8%.

No recorte nacional, também foi observada abertura de vagas no setor em novembro (15.712). No acumulado do ano até novembro, os supermercados do Rio de Janeiro registraram saldo positivo de contratações (2.206), o que contribuiu para o resultado positivo em nível nacional (26.769).

Fonte: Monitor Mercantil

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