Cotidiano

Paraná Pesquisas: 61% dos brasileiros têm medo de falar o que pensa

Novo levantamento do Paraná Pesquisas trata sobre a visão atual dos brasileiros a respeito de liberdade de expressão

Levantamento do Paraná Pesquisas revela: a grande maioria dos brasileiros têm medo de ser punido por falar ou escrever o que pensa. Esse foi uma das conclusões apresentadas na mais recente pesquisa sobre liberdade de expressão realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgada nesta quarta-feira (08/05).

Segundo o levantamento, 61% dos entrevistados disseram ter medo de falar ou escrever o que pensa atualmente no Brasil. Outros 32,4% disseram não ter medo de escrever ou falar livremente sobre o que pensam. Um total de 6,6% disse não saber ou não opinaram na pesquisa.

A sondagem mostrou que o medo de falar ou escrever livremente é maior entre as mulheres (61,5%) do que homens (60,5%), e chega a 64,5% no grupo de pessoas que se dizem evangélicas, enquanto fica em 61% nos que se dizem católicos. A faixa etária de 35 a 44 anos foi a que mostrou maior índice de medo de falar ou escrever o que pensa (65,1%), enquanto entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, se encontra o grupo com menor índice verificado pela pesquisa (52,2%).

Paraná Pesquisas mostra regiões com maior medo da população

Entre as regiões do país, o Sudeste concentra a maior quantidade de entrevistados que disseram ter medo de se expressar livremente (65,2%). Já no Nordeste apenas 54,8% disseram ter medo de falar ou escrever o que pensam.

O Paraná Pesquisas consultou um total de 2020 eleitores em 26 Estados e Distrito Federal e em 160 municípios brasileiros. A amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais. A coleta de dados foi realizada pelo Paraná Pesquisas através de entrevistas pessoais, entre os dias 27 de abril e 1º de maio de 2024.

Clique aqui e veja mais sobre a pesquisa no site do instituto.

Outras notícias e informações na seção Cotidiano do Infoflashbr.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo