
Lula disse nesta 4ª que não tinha noção “que tinha tanta gente negra no Rio Grande do Sul”
Presidente Lula visitou o RS pela 3ª vez após o início das chuvas e enchentes
O presidente Lula, em discurso nesta quarta-feira (15/05), disse ter ficado impressionado com o tamanho da população negra no Rio Grande do Sul, enquanto assistia a reportagens que acompanham a situação de calamidade provocada pelas fortes chuvas no estado.
“É impressionante, eu não tinha noção que no Rio Grande do Sul tinha tanta gente negra. E no ‘Fantástico’ apareceu muita gente. Eu falei: ‘não é possível’. Aí a Janja me falou: ‘é porque são os mais pobres, é porque moram nos lugares mais arriscados de ser vítima dessas coisas’”, afirmou.
A surpresa do presidente está relacionada com o fato de a região Sul ser a que possui maior proporção de brancos no país, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o Censo de 2022, o Rio Grande do Sul é o estado que possui a maior proporção de pessoas que se declaram brancas (78,4%) no Brasil.
Lula visitou novamente o estado nesta quarta para anunciar medidas do governo federal para socorrer a população gaúcha após as fortes chuvas e enchentes que atingiram centenas de municípios.
Até o momento, as autoridades confirmam a morte de 149 pessoas, além de 108 desaparecidos, desde o início das fortes chuvas e cheias no Rio Grande do Sul.
Lula pede agilidade a prefeitos
Durante apresentação de novas medidas do governo federal em apoio ao Rio Grande do Sul, o presidente Lula pediu para que prefeitos sejam ágeis em apresentar propostas para a reconstrução dos municípios afetados pelas fortes chuvas e enchentes no estado.
“E aqui um apelo aos companheiros prefeitos: pelo amor de Deus, a agilidade de vocês de apresentar propostas e projetos é que vai mostrar para a gente se a Caixa Econômica está morosa ou não, se tem burocracia ou não. Os projetos têm que ser imediatos”, disse.
O presidente citou como exemplo o caso das cheias que atingiram o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, em setembro do ano passado.
Segundo Lula, apesar do acordo do governo federal para reconstruir moradias afetadas, até hoje as casas não ficaram prontas.
“Se for a burocracia, nós temos que desmontar essa burocracia. Não é possível. Porque muitas vezes o tempo de pensar de um cidadão que está com a responsabilidade de liberar o recurso, porque ele é um funcionário estatutário, não é o mesmo tempo do cara que está precisando do dinheiro.”
Esta é a terceira visita do presidente ao estado desde o início do mês, quando enchentes históricas atingiram diversos municípios gaúchos.
No ato de hoje, no município de São Leopoldo, a comitiva do governo federal apresentou medidas que incluem auxílio financeiro para famílias afetadas e compra de imóveis para desabrigados.
A cerimônia também oficializou a criação da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, sob liderança do ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta.
Leia também: Aliados de Leite questionam escolha de Pimenta como autoridade federal no RS
Outras notícias e informações na seção Política do Infoflashbr.
Fonte: CNN



